sexta-feira, 23 de agosto de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE JITAÚNA (BA) INTENSIFICA RONDA NAS ESCOLAS

A Guarda Municipal de Jitaúna trabalha para contribuir com a segurança da população. E uma das atividades em destaque dentre outras desenvolvidas é a Ronda Escolar, que é realizada em todas as escolas, municipais e estaduais.
A Ronda Escolar começou há seis meses, e é realizada de segunda à sexta-feira, no período diurno e noturno. O roteiro é organizado pelos próprios Guardas que, antes de atuarem na Ronda Escolar, receberam formação em Policiamento Comunitário, além de treinamentos. As escolas, que tiverem algum problema de indisciplina com seus alunos, ligam para a Guarda Municipal que, em seguida, encaminha seus Agentes para aquela unidade escolar. Se o problema não for resolvido com o diálogo, os envolvidos são levados para a direção da Escola, que tomarão outras providências.
De acordo com os coordenadores e diretores educacionais de Jitaúna, o comportamento dos alunos melhorou muito, pois todos os alunos respeitam a presença dos Guardas. “A época em que ocorrem mais problemas é no inicio do ano e perto das férias de julho. A relato que no ano passado (2012), os alunos do período noturno fumava e colocavam bebida alcoólica por cima do muro além do ato de vandalismo e ameaça aos professores, também havia uma grande quantidade de pessoas que não fazia parte do alunado e que trafegavam livremente pelos corredores daquela instituição. Com a ronda escolar o índice de violência e vandalismo caiu 90%, pessoas que não fazem parte do alunado não pode mais adentrar no colégio e nem ficar nas proximidades do portão. Os alunos da zona rural que não entra na unidade escolar para ficar perambulando pelas ruas, são imediatamente advertidos e levados para escola.


Fontes: Tocooliver e Guarda Municipal de Jitaúna/BA

Nenhum comentário: