sexta-feira, 14 de junho de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA): PREFEITURA PREPARA PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO E ATUAÇÃO DA CORPORAÇÃO

Criada pelo ex-prefeito João Henrique e, ao longo dos anos, tendo sua atuação mudada a ponto de praticamente não se ver mais nenhum oficial nas ruas, a Guarda Municipal de Salvador será transformada pela atual gestão. De acordo com o prefeito ACM Neto, um grande estudo sobre a corporação está sendo feito e será apresentado em breve para fazer com que os patrulheiros voltem ás ruas.
Atualmente, de acordo com o demista, a Guarda Municipal atua como protetora dos bens públicos da prefeitura, o que faz com que o diminuto efetivo esteja concentrado em repartições públicas. Originalmente, os guardas circulavam pela cidade, tinham viaturas e esquemas de patrulhamento, mas com o tempo as funções foram desviadas e não se vê mais nenhum integrante do grupo pela cidade. O prefeito argumenta que, com o novo projeto de revitalização da orla, a presença da Guarda se faz necessária.
“O meu desejo é que Guarda Municipal deixe de ser protetora do patrimônio do Município e passe a ser protetora da via pública. Então eu quero levar a Guarda Municipal para as ruas. Sobretudo para os locais onde há grande fluxo de pessoas. Os estudos estão sendo feitos e isso demanda investimentos, demanda alternativas de proteção ao patrimônio público, mas ideia é que nesses trechos tenha presença da Guarda Municipal”, disse em coletiva para apresentação do modelo da Orla.
Além da guarda, o prefeito conta também com o apoio da Polícia Militar para patrulhar as novas áreas da orla. Com o objetivo de acertar a atuação das duas corporações, Neto e o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa, já se encontraram para debate. Segundo o prefeito, um conjunto de atuações já foi combinado entre ambos, mas o anúncio das políticas será feito apenas posteriormente.
Atualmente, a Guarda Municipal de Salvador está sob a administração da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) e comandada pelo coronel Francisco Edson. Oficialmente, conforme grafado no site oficial da corporação, a guarda está “nas estações de transbordo, praças, parques e prédios públicos, monumentos, postos de saúde, escolas, Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, dentre outros”, alem de apoiar ações da prefeitura.

Fonte: Bocão News

Nenhum comentário: